sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Cadê você Bernadette?

Bee concluiu seus estudos na Galer Street, uma escola liberal de Seattle, com as melhores notas, e tudo o que ela quer como presente de formatura é uma viagem à Antártida na companhia dos pais. Elgin é um pai ausente, mas genial: programador da Microsoft, tornou-se um rock star no mundo nerd por ter dado a quarta palestra mais vista no TED, e está prestes a lançar o Samantha 2, o projeto de sua vida. O momento não poderia ser pior para se isolar no extremo sul do planeta. A mãe, Bernadette, já não aguenta a vida em Seattle e está a beira de um ataque de nervos. Poucos dias antes da viagem, ela desaparece, com medo do convívio social e de sentir enjoo durante a travessia da passagem de Drake. Agora Bee fará de tudo para encontrar a mãe. Mas antes ela terá que descobrir quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem.

  Cerca de 5 minutos atrás eu terminei de ler Cadê você Bernadette?, um livro de Maria Semple e publicado no Brasil pela Companhia das Letras. Não seria exagero nenhum dizer que esse foi o melhor livro que eu já li em todos os meus treze anos de vida. É divertido, bem humorado,e principalmente, muito criativo. A história foge totalmente de qualquer clichê literário, e os personagens também. Só adiantando um pequeno detalhe: na verdade, a Bernadette só desaparece lá para depois da metade do livro. Eu achei isso excelente, já que ela é com certeza o melhor personagem da história e certamente o livro não seria a mesma coisa se ela tivesse fugido no começo. O livro é um romance epistolar, o que significa que é composto em sua maioria por cartas, e-mails, bilhetes e documentos do FBI. Fiquei muito surpresa ao pesquisar sobre o livro na internet que só haviam duas resenhas feitas por brasileiros, principalmente sendo um livro tão bom. E também pelo fato de que em toda livraria que eu fui eu encontrei exemplares por toda parte.
  Vocês já sabem mais ou menos a história do livro por esse resumo aí de cima que eu peguei da contracapa, então vou falar um pouco sobre a Bernadette. Ela é uma mulher um pouco estranha, no começo do livro pensava até que ela era louca, mas depois vi que não é bem isso. Bernadette é uma ex-arquiteta que precisa exercitar sua criatividade, e o fato de que ela passa anos e anos sem construir nada acaba levando-a parcialmente a loucura. Ela odeia tudo a respeito de Seattle, onde mora. As pessoas, o clima, os moradores de rua etc. Além disso, ela basicamente não suporta pessoas e passa a maior parte do tempo isolada na enorme casa que divide com seu marido e sua filha Bee, casa que por sinal está como que abandonada, cheia de goteiras, trepadeiras crescendo embaixo do assoalho,etc. O que eu achei da Bernadette é que a autora, Maria Semple, foi muito criativa para criar uma personagem assim. Realmente, ela é um pouco incomum no quesito protagonistas de livros, e foi isso o que eu adorei nela. E claro, a personagem é incrivelmente bem construída.
  O livro prendeu a minha atenção totalmente, do começo ao fim. Tive que me forçar várias vezes a parar de ler porque precisava fazer outras coisas. O que eu mais amei a respeito de Cadê você Bernadette? é que o livro é totalmente diferente de qualquer outra coisa que eu já tenha lido. É original, a autora tem seu próprio estilo e os personagens ganhavam vida a medida que eu ia lendo. Com certeza, vou sentir falta da Bernadette. Cada página do livro é uma surpresa, você realmente nunca faz ideia do que vai acontecer a seguir.
  Eu recomendo super, super, super a todos lerem esse livro. Principalmente porque é um livro muito bom que com certeza vai conquistar vocês, mas também porque se fizer sucesso tem mais chances de a editora publicar o outro livro da Maria Semple no Brasil. Só vou avisando: esse livro não é para todo mundo, porque o fato de você gostar dele ou não vai depender muito da sua personalidade e do seu gosto literário. Não é como A Culpa é Das Estrelas, que cai no gosto de absolutamente qualquer pessoa no mundo, por isso recomendo você dar uma folheada no livro antes de comprar para ver se é o seu tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário